por António Mendes Curado, Coimbra, 2008-08-09
Estes selos da República da África do Sul, emitidos em 1960 e 1961 com valores diferentes depois de ser adoptado o sistema decimal, nada tem a ver com o jogo do xadrez. No entanto, as figuras representadas são parecidas com: Tarrasch, Blackburne, Smyslov, Botvinnik, Capablanca, e Leonard Barden. As figuras retratadas são antigos primeiros-ministros da Africa do Sul e o último do lado direito é Hendrik Verwoerd. Vem isto a propósito de ter visto numa exposição de selos de xadrez, já lá vão uns anos, onde foi incluído um selo sobre determinada personagem famosa com o seguinte comentário: "– personagem famosa que não sabia jogar xadrez." Mas personagem deste selo da Mongólia, sabia e foi uma das melhores…
Este selo da Mongólia, de 1986, dedicada ao Campeão do Mundo de Xadrez, reproduz a imagem do 4º Campeão - Alexandre Alekhine, e a posição de uma partida sua, jogada em Baden Baden em 1925 contra Richard Reti, ( 28-05-1889, 06-06-1929). O selo tem um erro ( lance 40... Cd4), o peão que se encontra em h7 deve estar em f7.
Reti, jogador austro-húngaro nascido em Pezinok e mais tarde de nacionalidade Checoslováquia, morreu em Praga, de escarlatina. Ligado ao seu nome, a Abertura Reti ainda hoje é famosa 1. Cf3 d5 2. c4 Kasparov considera esta partida um verdadeiro diamante, mesmo uma das mais brilhantes da história do xadrez e que conquistou o coração de milhões. Alekine considerou esta partida uma das melhores da sua carreira. Por curiosidade não recebeu qualquer prémio de beleza, porque nesse torneio não havia prémio de beleza. Notas: 1 - Informações retiradas do livro de Garry Kasparov, Os Meus Grandes Predecessores, volume I, Editora SOLIS, SP Brasil, versão em português, 2004. ISBN 85-98628-01-08
7 Comments
Cossoul
27/4/2020 17:33:34
Confessamo-nos estarrecidas e mortificados com a oportunidade escolhida pela Associação de Xadrez de Lisboa (doravante designada por AXLisboa): não poderia ser pior.
Reply
Alexandre Monteiro
27/4/2020 23:37:22
Não sou dirigente, jogador, filiado ou sequer morador na área de abrangência da AXL. Seria, portanto, mais fácil, mais simples, e mais confortável para mim calar-me para não me chatear com isto e deixar morrer o assunto.
Reply
Tiago Galvão Lucas
28/4/2020 00:54:14
Ainda bem que contive em responder imediatamente para ter o prazer de ver uma defesa tão bem feita. Convém dizer que este comentário de uma pessoa que não se identifica e se esconde por trás de uma associação, enquanto fala em nome próprio, fez o comentário através do facebook, essa tragédia que cria tantos justiceiros e tão pouco diálogo. Foi quando me apercebi disso que resolvi apagá-lo. Não quero tornar isso em assunto de conversa, mas acho mesmo que as pessoas, pela facilidade com que acedem a um discurso em forma de texto com a simultaneidade de estarem escondidas por detrás de um monitor, dão azo a estas grandes ofensas, que não são devidamente repreendidas como o seriam se o fizessem na presença da pessoa. Aliás, elas próprias se refreariam. É um mal dos tempos. É sei lá o quê. Sei que de humano tem pouco.
Reply
28/4/2020 02:47:51
Conheço muito bem o António Curado e a resposta do Alexandre Monteiro a uns "COSSOUL", que bem escrevem, está perfeita. Assumam-se e digam o que vos trás a estes comentários de "Grandeza Politica". João Rafael Presidente do Centro Norton de Matos, filiado na Federação.
Reply
Alexandre Monteiro
28/4/2020 11:04:39
Meus Caros,
Reply
Arlindo Rodrigues Vieira
28/4/2020 15:24:16
O que li de um tal Cossoul, nem sequer é inacreditável É...Nada que só pode ser tudo de uma personalidade.
Reply
Ricardo
30/4/2020 11:01:10
Não deixa de haver uma certa ironia, não fosse a tristeza do assunto, que, num artigo onde se conta a estória de alguém que procura incessantemente xadrez em selos e que julga que os encontra quando na verdade não, alguém que anda à procura de fascistas faça um comentário onde diz que acha que os encontra quando na verdade não...
Reply
Leave a Reply. |
A aXL tem um novo site
Este site já não é actualizado, serve apenas como arquivo da atividade anterior da Associação. Novo site aqui.
Arquivo
October 2021
Categorias
All
|