por Rudolfo Bento
O torneio de xadrez mais longo da história chegou ao fim em Yekateringurg (Rússia) na terça-feira 27 de abril de 2021, exatamente 400 dias após o primeiro dia. O Torneio dos Candidatos começou em março de 2020, mas foi interrompido após a 7ª ronda por mais de um ano devido à pandemia do coronavirus. O vencedor do evento, Ian Nepomniachtchi, sofreu uma derrota na última rodada. Com o primeiro lugar no torneio já assegurado, não teria provavelmente a motivação necessária para superar as dificuldades que encontrou no jogo. Tendo as peças pretas contra Ding Liren, Nepomniachtchi, entrou numa posição difícil, e abandonou ao 35º lance. Maxime Vachier-Lagrave derrotou Wang Hao e ganhou a medalha de prata no torneio. O Grande Mestre Chinês, que perdeu três últimos jogos nos Candidatos, anunciou a sua retirada do xadrez profissional competitivo na entrevista final. Resultados da ronda 14: Ding Liren - Ian Nepomniachtchi (1-0) Maxime Vachier-Lagrave - Wang Hao (1-0) Anish Giri - Kirill Alekseenko (0-1) Fabiano Caruana - Alexander Grischuk (½-½) Classificação Final:
Fonte: FIDE
0 Comments
Ian Nepomniachtchi garantiu a vitória no torneio Candidatos ao empatar de brancas frente a Maxime Vachier-Lagrave. O Grande Mestre russo conseguiu alcançar o primeiro lugar a uma ronda do fim e vai desafiar o norueguês Magnus Carlsen. O Match do Campeonato no Mundo será no final do ano no Dubai, em jogo estará também um prémio de dois milhões de euros.
“É um grande marco na minha carreira e talvez na minha vida. Estou extremamente cansado. Estive um ano a preparar este torneio, foi um ano de preparação. Estou extremamente feliz por me classificar para o Match e estou extremamente grato a todos os que me apoiaram, especialmente à minha equipa", disse Ian Nepomniachtchi. Ao parar o relógio e estender a mão ao adversário Anish Giri colocou um ponto final no torneio dos Candidatos. O Grande Mestre holandês, jogando de pretas, optou por jogar uma defesa Índia de Dama. Após a troca de ambos os pares de bispos, surgiu uma posição calma no tabuleiro com uma pequena, mas estável vantagem para as brancas. Tinha chegado ao fim o sonho de Giri. "Foi um jogo muito fraco. Penso que foi a combinação de uma mentalidade que não se adequa à posição e uma grande falta de compreensão. Cometi muitos erros terríveis." "Grischuk colocou-me sob muita pressão", disse Anish Giri na conferência de imprensa. Resultados da ronda 13: Ian Nepomniachtchi – Maxime Vachier-Lagrave (½ : ½) Alexander Grischuk – Anish Giri (1:0) Wang Hao – Fabiano Caruana (0:1) Kirill Alekseenko (Russia) - Ding Liren (China) (0:1) Classificação após 13 rondas: Ian Nepomniachtchi - 8½ Anish Giri - 7½ Fabiano Caruana - 7 Maxime Vachier-Lagrave - 7 Alexander Grischuk - 6½ Ding Liren - 6 Hao Wang - 5 Kirill Alekseenko - 4½ Fonte: FIDE Ian Nepomniachtchi venceu Wang Hao e assim foi para o último dia de descanso como líder isolado. Mais uma vez, o russo utilizou uma estratégia sólida ao optar pela Defesa Petroff, que raramente era uma escolha sua. "Sou um jogador novo na defesa Petroff, não tenho experiência", admitiu Ian na conferência de imprensa.
Apesar da liderança, e após 12 rondas, o líder Nepomniachtchi não vê que seja nada simples o que ainda resta jogar: "Acho que ainda está muito complexo e ainda faltam duas rondas." Anish Giri venceu de pretas Fabiano Caruana, em jogo de enorme importância para ambos os jogadores. Ambos queriam manter-se na luta com Nepomniachtchi pela vitória no torneio. Giri escolheu uma ordem de movimentos complicada da Defesa Siciliana procurando entrar numa Sveshnikov e evitar a Rossolimo (1.e4 c5 2.Nf3 Nc6 3.Bb5). Anish Giri: "É preciso ter sorte, claro [para ganhar com peças pretas] ... Senti que o Fabiano estava bastante entusiasmado com a sua posição, mas depois não está a jogar em vantagem... Acho que foi uma grande desilusão para ele.” Foi uma ronda verdadeiramente notável, já que pela primeira vez no Torneio de Candidatos da FIDE 2020-2021, todos os quatro jogos terminaram sem empates, com a vitória de um dos jogadores. Resultados da 12ª ronda: Wang Hao – Ian Nepomniachtchi (0-1) Fabiano Caruana – Anish Giri (0-1) Maxime Vachier-Lagrave – Kirill Alekseenko (1-0) Ding Liren – Alexander Grischuk (1-0) Classificação depois da 12ª ronda:
Fonte: FIDE Devido ao pequeno número de equipas inscritas até à data limite prevista no regulamento (20 de Abril), foi esta data alterada para 30 de Abril, o que foi objeto de um comunicado da AXL aos clubes. Para aumentar ainda mais a possibilidade de novas inscrições, a Direção do Campeonato passou a admitir que um clube possa inscrever duas equipas no máximo, desde que garanta as regras de comportamento impostas pela Direção Geral de Saúde relativas à Covid-19 na realização dos encontros. Nomeadamente o clube pode desfasar os horários de realização, procurar outras salas ou aproveitar sábados e domingos para realizar os encontros, se num sábado houver ocorrência de uma jornada dupla em casa ou se houver encontros programados dos Campeonatos Nacionais. Se tal suceder, o clube não precisa de pedir autorização à Direção do torneio para alterar os horários, terá apenas que a notificar.
Divulgamos um torneio em modo híbrido organizado por vários clubes. Neste modo os jogadores estão presencialmente num local de jogo na presença de um árbitro mas os jogos decorrem online. São 7 rondas em sistema suíço de 10 minutos + 3 segundos para cada jogador. Deixamos o regulamento abaixo e o texto da organização de seguida: Um conjunto de clubes decidiu avançar com uma primeira organização neste formato inovador e inédito em Portugal, em que se mistura o xadrez on-line com o xadrez presencial, permitindo conjugar as mais valias de ambos os registos e anular alguns dos constrangimentos também conhecidos, promovendo a participação multigeográfica. (Realçamos que o torneio é aberto a jogadores federados ou não)
por Rudolfo Bento
Na 11ª ronda do torneio dos candidatos Anish Giri venceu Ding Liren e está agora a meio ponto do líder Nepomniachtchi. Judit Polgar elogiou esta partida e considerou que este jogo será recordado para sempre. No entanto, o vencedor acabou por mostrar humildade na conferência de imprensa: "Algumas pessoas já me disseram que era um grande jogo, mas não acho que tenha sido tão bom como parecia no final. A dada altura, era ele que tinha o controlo das jogadas e estava a ditar o rumo do jogo." Noutra partida o líder do torneio, Ian Nepomniachtchi, jogou de forma segura contra um dos seus principais rivais - Fabiano Caruana. Depois de passarem o primeiro controlo de tempo, os jogadores empataram. Quem tem agora menos razões para sorrir é Maxime Vachier-Lagrave pois perdeu de pretas com Alexander Grischuk que ao jogar uma novidade teórica na abertura deixou o francês em território desconhecido. MVL fica assim praticamente afastado da luta pela vitória no torneio de canditatos que a 3 rondas do fim, parece ter três possíveis vencedores: Nepomniachtchi, Giri e Caruana.
Classificação após 11 rondas:
Emparceiramento para a 12ª ronda: Caruana – Giri Ding Liren – Grischuk Maxime Vachier-Lagrave – Alekseenko Wang Hao - Nepomniachtchi Fonte: FIDE
por Rudolfo Bento
Depois de uma segunda ronda desta segunda volta do Torneio de Candidatos em que apenas Giri pontuou por inteiro, é a vez de Ian Nepomniachtchi ser o único a conseguir derrotar o seu adversário. Na ronda 10, terceira da segunda volta, o russo aumentou a sua vantagem no torneio dos candidatos para 1 ponto depois de vencer o seu compatriota Kirill Alekseenko. Nepomniachtchi fez uma escolha sensata de abertura e Kirill Alekseenko pareceu não estar familiarizado com as subtilezas da posição. O próprio Kirill admitiu que não se lembrava muito bem dessa linha teórica, e cometeu uma grave imprecisão na 18ª jogada.
Nepomniachtchi soma agora 6,5 pontos após 10 rondas, e com 4 jogos para o fim do torneio o GM russo é um forte favorito.
Na próxima ronda Nepomniachtchi jogará de brancas contra um Caruana, naquele que será o encontro mais aguardado deste importantíssimo torneio. Classificação após a 10ª ronda
Ian Nepomniachtchi - Fabiano Caruana Kirill Alekseenko - Wang Hao Alexander Grischuk - Maxime Vachier-Lagrave Anish Giri - Ding Liren Fonte: FIDE A Associação de Xadrez de Lisboa decidiu promover a realização do Campeonato Distrital de Equipas em partidas clássicas referente à época de 2020/21, simultaneamente com os Campeonatos Nacionais de Equipas, também em partidas clássicas, organizados pela Federação Portuguesa de Xadrez. Esta competição dá direito à equipa vencedora disputar a 3ª Divisão dos Campeonatos Nacionais na época seguinte.
Porém, no dia final para as inscrições das equipas, constatou-se que apenas três clubes tinham respondido à chamada, com mais um preparando-se para concorrer. Considera a Direção do Campeonato que quatro equipas é um número excessivamente reduzido para os 17 clubes atualmente filiados na Associação. Decidiu então, com a concordância dos clubes já inscritos, prolongar o prazo de inscrição para o dia 30 de Abril de 2021, sendo a primeira jornada adiada para o dia 8 de Maio (data inicialmente marcada para a segunda ronda), assumindo assim a expetativa de que mais algumas equipas se inscrevam. por Rudolfo Bento
O Torneio de Candidatos recomeçou ontem, depois de um ano de pausa, com um jogo de enorme importância. O último desafiante ao título mundial, Fabiano Caruana, dos Estados Unidos, venceu o líder do torneio, Maxime Vachier-Lagrave. Caruana venceu em grande estilo, sacrificando material na abertura para criar uma posição complexa. O Grande Mestre francês sentiu grandes dificuldades na preparação de abertura de Caruana, mas defendeu-se muito bem. "Horror. Puro horror ”, é o que um jogador de topo sente quando se depara com a preparação de seu adversário, afirmou Magnus Carlsen, que comentou a primeira rodada no Chess24. No entanto, pelo seu esforço teve de pagar um preço: após seis horas de jogo, e quando o pior parecia já ter ficado para trás, o líder do torneio acabou por ceder num final complicado. Este foi o jogo mais emocionante do torneio até agora, e um jogo a ser lembrado por décadas, onde ambos os jogadores demonstraram um excelente nível. Classificação após a 8ª ronda:
Kirill Alekseenko – Fabiano Caruana Alexander Grischuk – Ian Nepomniachtchi Anish Giri – Wang Hao Ding Liren – Maxime Vachier-Lagrave Fonte: FIDE Decorreu no passado dia 10 de Abril a Assembleia Geral Eleitoral dos novos Órgãos Sociais da Federação Portuguesa de Xadrez (FPX) para o mandato de 2020 a 2024. As eleições da Lista A, concorrente única ao acto eleitoral, tiveram lugar no Hotel Santa Maria, em Fátima. Neste acto, a concorrente única, foi reeleita para todos os órgãos da FPX, Em consequência, a Direcção encabeçada por Dominic Cross, continuará em funções contando contudo com a novidade da inclusão no corpo directivo de Mariana Silva e Margarida Coimbra. Os Conselhos que mantêm os seus presidentes são o de Arbitragem, com Vitorino Dias Ferreira, e o de Disciplina, com João Mendonça Correia. As alterações em relação ao anterior mandato surgem no Conselho Fiscal, que passa a ser presidido por Floriano Tocha, e no Conselho de Justiça, que mantém o mesmo trio, mas agora com António Ferreira na Presidência. O acto eleitoral que agora se concluiu, estava inicialmente marcado para o dia 22 de Novembro de 2020 mas sucessivas implicações devidas à pandemia do COVID-19 obrigaram ao seu adiamento. Com o desafio de prosseguir a actividade da modalidade em ambiente de limitações de ordem social a nova Direcção procurará, pelos meios disponíveis e possíveis, expandir o Xadrez no País e nas Escolas. Aos órgãos agora eleitos, a Direcção da A.X. de Lisboa deseja os maiores sucessos mantendo toda a colaboração institucional! José Francisco Veiga vence torneio de Mestres e Tiago Pina vence torneio de HonraNo mesmo local das eleições, decorriam os Torneios de Mestres e de Honra. José Francisco Veiga, jovem mestre FIDE da A.XAT Montemor-o-Novo, venceu confortavelmente esta edição do Torneio de Mestres. O pódio foi preenchido por mais dois jogadores deste clube - Paulo Dias em segundo lugar e Pedro Rego em terceiro. A Direcção da AXL aproveita para felicitar todos os jogadores, e em particular, os restantes membros, gostariam de felicitar o seu colega de direcção Pedro Rego pelo excelente resultado nesta prova.
Tiago Pina, da CXAE Filipa de Lencastre, foi o grande vencedor do Torneio Nacional de Honra. O jovem de 15 anos afirma-se já como uma promessa do xadrez, tendo dominado uma competição na qual somou 7 pontos, mais meio do que outro jogador de 15 anos, Rodrigo Basílio (CCD Corvos do Lis). Na terceira posição, ficou o mestre nacional Vítor Morais (Clube EDP), com 5,5 pontos. Fotos: FPX |
A aXL tem um novo site
Este site já não é actualizado, serve apenas como arquivo da atividade anterior da Associação. Novo site aqui.
Arquivo
October 2021
Categorias
All
|