Em Lisboa, existem vários locais onde se pode jogar xadrez casualmente. Desde bares a clubes desportivos é só escolher o dia da semana! Vejam aqui onde o podem fazer.
Hoje começa em mais um local - um clube histórico de Lisboa - um convívio de xadrez todos os sábados a partir das 16h30 no Clube Atlético de Arroios. Apareçam! (Se souberem de mais locais onde isso aconteça por favor comuniquem para o [email protected] que teremos todo o gosto em divulgar!)
5 Comments
Domingo dia 8 de Dezembro, às 10h, na sede no Grupo de Xadrez Alekhine, vai realizar-se um torneio a contar para o Circuito de Xadrez da AXL para jovens de sub 8 a sub 14. Será disputado em sistema suíço com o máximo de 6 sessões (consoante o número de jogadores, que não poderão ultrapassar 39) e jogar-se-á segundo as regras da FIDE e da FPX, com o ritmo de jogo de 10min + 5s por lance para cada jogador. Regulamento completo aqui.
Esta semana, como sabem, tivemos a primeira ronda da Taça de Lisboa, e sendo uma prova de clássicas conta mais para a classificação do Circuito. O Open Hotel Sana Malhoa decorreu no mesmo dia e junta-se àquela prova para provocar mexidas na classificação. O Open de Outono do GX Alekhine, uma prova de clássicas que chegou ao fim e o Open GAB Oeiras, semi-rápidas, contribuíram também para estas mexidas.
O MN Vítor Mestre, do Clube EDP, sobe à liderança com 241,5 pontos! Carlos Gonçalves, do mesmo clube, é, para já, o jogador que conta com mais participações - 14 torneios do Circuito. O Grupo de Xadrez Alekhine vai à frente na classificação acumulada. O número de participantes também continua a subir - 342 jogadores até agora. Vejam a classificação completa aqui. Top 10 clubes: 1º GX Alekhine – 2156 2º AXPortugal / AtlantiDiagonal – 1798 3º ADRC Mata de Benfica – 1715 4º CCR Coruchéus – 1685 5º Clube EDP – 1149 6º CX Sintra – 920 7º ACCD Estrelas S. João de Brito – 755 8º CXAE Filipa de Lencastre – 713 9º CA Campo de Ourique – 683 10º GD Ramiro José – 515 Não há nem pode haver nada acidental nem inútil na natureza; cada coisa tem a sua função precisa e serve para um fim definido.
Carl Gustav Jung O público é convidado a entrar num espaço onde convivem múltiplas situações, jogos e práticas. Este ecossistema caótico, mistura de feira de rua e quermesse, pode ser percorrido sem ordem estabelecida. Há panfletos que passam de mão em mão e funcionam como as peças de um grande quebra-cabeças: uma trama que vai unindo o que até aí funcionava de forma fragmentária. Os panfletos transmitem mensagens que tentam orientar, dar uma ordem e sentido ao conjunto. Progressivamente, descobrimos que se trata de uma espécie de escola que leva a cabo práticas de autoconhecimento: uma mistura de rituais, jogos infantis, recordações e fragmentos de sonhos. Esta é uma aguda e comovente reflexão sobre o real, o teatral e as suas subtis imbricações, confirmando a vocação experimental do encenador, dramaturgo e ator argentino que o tornou reconhecido internacionalmente (esteve no Alkantara 2016 com Las Ideas). Com Silvia Sabater, Felipe Boucau, António Frois, Ásia Borralho Galante, Carlos Custódio, Celestino Silva, Christophe Kerbourch, Daniel Barros, Diogo Bach, Diogo Bastos Pinho, Filipe Castro, Francisco Beatriz, Gonçalo Babo, João Coelho, João Costa, João Galante, Luís Coelho, Miguel Afonso, Pedro Monteiro, Pedro Roseiro, Pedro Vicente, Romi Soares, Thomas Mendonça, Tiago Baptista, Tomás da Fonseca 29 - 01 Dezembro Sexta-feira e sábado 21h30 Domingo 17h30 Teatro do Bairro Alto Rua Tenente Raul Cascais 1A Lisboa Sábado, 7 de Dezembro, às 14h30 vai realizar-se mais um torneio a contar para o Circuito Temático de Semi-rápidas organizado pelo Clube Cultural e Recreativo Coruchéus, na sua sede. A participação é aberta a todos os interessados, não contando para pontuação Elo FIDE e portanto não é necessária filiação na FPX.
O torneio será disputado em sistema suíço de 7 sessões, segundo as regras de semi-rápidas da FIDE e da FPX e com o ritmo de jogo de 15 minutos por jogador e por partida. As inscrições deverão ser feitas para [email protected] até ao dia anterior à prova (com o limite de participação de até 50 jogadores) sendo a taxa de inscrição de 5 euros por jogador, paga antes do inicio da prova. Regulamento completo aqui. Esta tarde no Hotel Sana Malhoa decorreu a 1ª ronda da Taça de Lisboa. Os relógios começaram a contar às 15h e 104 jogadores de 26 equipas começaram a pensar. O resultado foi o previsível e as equipas da 1ª metade da tabela venceram os seus encontros com as equipas da 2ª metade. É assim que funciona o sistema suíço. A partir de agora os emparceiramentos começarão a ser mais nivelados. E surpresas acontecem sempre! Boa sorte a todos! Há 1850 euros em prémios! As equipas
Tudo a postos para a primeira jornada de uma das provas mais importantes da época desportiva do distrito de Lisboa - a Taça da Associação. Participam 26 equipas de 11 clubes da AXL num evento a 7 rondas que decorrerá até final de Junho de 2020. O local escolhido para o primeiro jogo foi o Hotel Sana Malhoa numa zona bem central de Lisboa.
Acompanhem neste site o desenrolar da prova! chess-results.com Já estão abertas as inscrições para o Campeonato Distrital de Clássicas Individual de Veteranos que começa a 2 de Dezembro no Hotel Príncipe Lisboa. Inicia-se uma semana mais tarde do que o previsto na abertura da época e com menos uma ronda, mas nas condições desejáveis.
O regulamento e mais informação pode ser consultado aqui. Esta semana houve mais alguns torneios a contar para o Circuito, nomeadamente, os Campeonatos Distritais de Rápidas e Semi-rápidas de Veteranos e o Open do Hotel Príncipe Lisboa. No entanto, Camila Avelino mantém-se na liderança com 191 pontos!
Vejam a classificação completa aqui. Top 10 clubes: 1º CCR Coruchéus – 1511 2º ADRC Mata de Benfica – 1421 3º AXPortugal – 1329 4º GX Alekhine – 1156 5º Clube EDP – 835 6º CX Sintra – 722 7º CXAE Filipa de Lencastre – 653 8º ESJ Brito – 605 9º CA Campo de Ourique – 548 10º Amadora Xadrez – 348 Também no Hotel Príncipe Lisboa mas da parte da manhã decorreram os campeonatos distrais de rápidas. Contaram com a participação de 19 jogadores em ambos os escalões. Nos S65, o pódio é preenchido por jogadores todos do mesmo clube - o Clube EDP! Sagrou-se Campeão Distrital de Rápidas de Veteranos S65 Individual Absoluto o MN Vítor Morais, com 6,5 pontos, seguido de Álvaro Fernandes, com 6 pontos, e Amílcar Miranda, com 5 pontos. Nos S50, sagra-se Campeão Distrital de Rápidas de Veteranos S50 Individual Absoluto o MN Fernando Pereira, da AX Portugal. Em segundo lugar ficou Agostinho Roxo, CCR Coruchéus, seguido por Edgar Counhago, Clube EDP. Nos femininos é Susana Maissa, Clube EDP, quem ganha o título de Campeã Distrital de Rápidas de Veteranas S50. Fotografias gerais
|
A aXL tem um novo site
Este site já não é actualizado, serve apenas como arquivo da atividade anterior da Associação. Novo site aqui.
Arquivo
October 2021
Categorias
All
|