Duas provas a contar para o Circuito no Hotel Roma no dia do Distrital de Semi-rápidas por Equipas31/12/2019 Neste próximo domingo 5 de Janeiro, para além do CD Semi-rápidas por Equipas que acontece à tarde, vão realizar-se mais duas provas a contar para o Circuito de Xadrez da AXL organizadas pelas AX Portugal. Às 10h00, temos o 2º Torneio de Xadrez Hotel Roma, um torneio de Semi-rápidas de 10m + 5s por lance, em sistema suíço de 6 rondas, e às 20h30, o 3º Torneio de Xadrez Hotel Roma, um torneio de Rápidas de 3m + 2s por lance, em sistema suíço de 7 rondas duplas. As inscrições para cada um dos eventos é 5 euros.
Vejam os respectivos regulamentos aqui e aqui.
0 Comments
Magnus Carlsen venceu o Individual Absoluto do Campeonato do Mundo de Rápidas "King Salman", que terminou ontem em Moscovo. O Grande-mestre Norueguês acumula assim com o título de Semi-rápidas ganho no sábado. No feminino, o vencedor das Rápidas é Kateryna Lagno, da Rússia. Ambos os jogadores, repetem assim o feito do ano passado, em São Petersburgo, onde tinham também ganho o título de Rápidas. Excelente prestação de ambos jogadores!
Notícia de wrbc2019. A AX Portugal volta a organizar no Hotel Roma em Lisboa mais uma prova do calendário distrital. A 5 de Janeiro de 2020, teremos o Campeonato Distrital de Semi-rápidas de Equipas, a primeira prova do novo ano! Tem início às 14h30 e consiste em 7 rondas em sistema suíço de 10 minutos por jogo com 5 segundos de incremento por lance para cada jogador. Podem participar equipas de clubes filiados na AXL na presente época, sendo que um clube pode inscrever qualquer número de equipas, com um mínimo de 4 jogadores e máximo de 6.
Mais informação aqui. Magnus Carlsen, da Noruega, e Humpy Koneru, da Índia são os vencedores do Campeonato Mundial de Xadrez de Semi-rápidas de 2019 que terminou ontem à noite em Moscovo. Com 8 vitórias, 7 empates e sem derrotas, o Grande-mestre norueguês ganhou confortavelmente o Absoluto, a sua terceira conquista nesta categoria. A vencedora da componente feminina foi decidida por um desempate entre Humpy Koneru e a chinesa Lei Tingjie que só terminou com Armagedão.
Notícia de WRBC 2019 A Comissão de Gestão da Associação de Xadrez de Lisboa deseja a todos os seus Associados, respectivos filiados e praticantes da modalidade em geral bem como a todas as Entidades que com ela vêm colaborando, um Feliz Natal e um ano de 2020 pleno de realizações e sucessos. Pela nossa parte apenas esperamos contribuir para que estes se concretizem a bem do futuro do Xadrez em PORTUGAL e, em particular, no Distrito de LISBOA.
Às vésperas do Natal, deixamos aqui a classificação actual do Circuito de Xadrez da AXL, depois de vários eventos ocorridos entre os quais o CD Clássicas de Veteranos e a 1ª ronda do CD Clássicas de Equipas.
O MN Vítor Mestre continua na frente, seguido por Carlos Gonçalves, ambos do Clube EDP. Sobe ao 3º lugar Luís Alves, do GD Ramiro José. Na classificação acumulada por clubes, não houve grandes alterações, excepção feita para o GD Ramiro José que entra no top 10 para a 8ª posição. Vejam a classificação completa aqui. Top 10 clubes: 1º GX Alekhine – 3281 2º ADRC Mata de Benfica – 2900 3º AXPortugal/AtlantiDigonal – 2546 4º CCR Coruchéus – 2169 5º Clube EDP – 1945 6º CX Sintra – 1400 7º ESJ Brito – 1119 8º GDR José – 927 9º CXAE Filipa de Lencastre – 797 10º CA Campo de Ourique – 732 Terminou ontem no Hotel Príncipe Lisboa o Campeonato Distrital de Clássicas Individual de Clássicas de Veteranos, nas categorias +50 e +65. Teve início a 2 de Dezembro e participaram 40 jogadores nas duas categorias. Os árbitros foram Ilda Miranda e Carlos Carneiro. A organização esteve a cargo da AX Portugal. Ao final das 6 rondas, o MN Vítor Morais, do Clube EDP, sai vencedor no escalão +65 com 5 pontos, ex aequo com o seu colega de clube Amílcar Miranda, que fica em 2º lugar, mas melhor no desempate ao vencê-lo na 3ª ronda. Morais esteve imbatível no torneio, cedendo apenas dois empates nas duas últimas rondas - na ronda 5, a jogar de pretas frente a José Mendes da AX Portugal / Atlantidiagonal, e na ronda 6, de brancas, frente ao MN Rodolfo Lavrador. No terceiro lugar do pódio, ficou Fernando Alves do GX Alekhine, com 4,5 pontos, também ele imbatível durante o torneio. Nos +50, o título vai para Paulo Afonso, do GD Ramiro José, com 5 pontos. Com o mesmo número de pontos, fica em 2º lugar António Dias, do GX Alekhine, pois perdeu com o primeiro na 5ª ronda do campeonato. A completar o pódio temos Joaquim Varela, da ADRC Mata de Benfica, com 4 pontos. Susana Maissa, do Clube EDP, recebe o título de Campeã Distrital de Clássicas Veterana +50. Decorreram no sábado os primeiros jogos para o Campeonato Distrital de Clássicas por equipas. Quinze equipas em representação de dez clubes estão inscritas nesta prova que tem assim a sua maior participação nos últimos anos!
A prova é disputada em sistema suíço a 7 rondas. Cada equipa joga com 4 jogadores em cada encontro, cada um com 90 minutos de jogo mais 30 segundos por lance para toda a partida. Em cada ronda, o encontro entre duas equipas é no clube da equipa que joga de brancas no tabuleiro 1, a menos que seja acordado outro local de jogo. Foi o que aconteceu com alguns dos jogos desta primeira ronda. Uma vez que é número ímpar uma equipa ficou sem jogar nesta ronda. Calhou à equipa da Academia Musical 1º de Junho de 1983 ficar de bye, pontuando assim sem jogar. O número de participantes no Circuito AXL não pára de subir, contam já 422 o número de jogadores a jogar em provas do Distrito. Em termos classificativos, não houve grandes alterações no top 10 - o veterano MN Vítor Mestre, do Clube EDP, continua na liderança do evento, seguido por Carlos Gonçalves, do mesmo clube, e pelo jovem Filipe Bártolo, do GX Alekhine. O Grupo de Xadrez Alekhine continua na frente na pontuação acumulada por clube.
Vejam a classificação completa aqui. Top 10 clubes: 1º GX Alekhine – 2582 2º ADRC Mata de Benfica – 2527 3º AX Portugal / Atlantidiagonal - 2045 4º CCR Coruchéus – 1984 5º Clube EDP – 1390 6º CX Sintra – 1137 7º ACCD ESJ Brito – 1119 8º CXAE Filipa de Lencastre – 779 9º CA Campo de Ourique – 697 10º Amadora Xadrez – 591 Esta semana, 2ª feira e 4ª feira, decorreram mais duas rondas do CD Clássicas de Veteranos no Hotel Príncipe Lisboa. Nos +65, o MN Vítor Morais, do Clube EDP, surge isolado na liderança com 4 pontos ao vencer de pretas o número 2 do torneio, Amílcar Miranda, do mesmo clube, na ronda 3 e, na ronda 4, Adelino Nunes, da ADRC Mata de Benfica. Quatro jogadores seguem-no com 3 pontos, os já mencionados, Adelino Nunes e Amílcar Miranda, acompanhados pelo MN Júlio Santos e José Mendes. O MN Rodolfo Lavrador cede 1 ponto e meio nestas duas rondas caindo para 6º lugar. Nos +50, destaque para António Dias, do GX Alekhine, por vencer Edgar Counhago e Carlos Gonçalves, ambos do Clube EDP, os jogadores que disputavam consigo a liderança à 2ª ronda. Dias fica assim sozinho na frente com 4 pontos a duas rondas do final da competição. |
A aXL tem um novo site
Este site já não é actualizado, serve apenas como arquivo da atividade anterior da Associação. Novo site aqui.
Arquivo
October 2021
Categorias
All
|