Depois de 7 rondas de jogos em uma semana, iniciada com um fim-de-semana intenso, terminou hoje o Campeonato Distrital de Clássicas Individual Absoluto e Feminino, na Escola Josefa de Óbidos, em Lisboa. Foi uma prova renhida em que foi preciso esperar até à última ronda para conhecer o campeão absoluto. Ao final da sexta jornada havia 2 jogadores com 5 pontos e três com 4 e meio, pelo que qualquer um tinha hipóteses de erguer a almejada taça. Um empate na primeira mesa entre os mestres veteranos Vítor Morais e Júlio Santos e uma vitória de Luís Alves, do GD Ramiro José, na mesa 2 ditaram o resultado final em favor deste último. Vítor Morais, do Clube EDP - Lisboa, ficou em segundo lugar seguido por Carlos Aguiar, do GX Alekhine. No feminino, Sara Monteiro, da ADRC Mata de Benfica, foi a jogadora que se destacou num grupo de três participantes e recebeu a taça do feminino. Sara ainda esteve a lutar pelo pódio no absoluto, mas uma derrota no último jogo ditou o resultado final, atirando-a para a 11ª posição. Susana Maissa, do Clube EDP - Lisboa, e Vitória Oliveira, da AR Telheiras, completaram o pódio, respectivamente em segundo e terceiro lugar. De seguida, deixamos a tabela classificativa final, mais informação podem encontrar no chess-results. Na Escola Josefa de Óbidos estiveram presentes 43 participantes tendo chegado ao fim apenas 35. Depois de assinalado um caso positivo de Covid-19, cinco jogadores tiveram de ficar em confinamento profilático por decisão da Unidade de Saúde Pública da região. Outros três jogadores, por razões diferentes não puderam terminar a prova.
Foi a primeira vez que aconteceu uma situação destas no xadrez em Lisboa desde o início da pandemia, mas provavelmente seria inevitável. Apesar do cumprimento estrito das regras de saúde pública no campeonato - uso de máscara, distanciamento social, desinfecção de mãos -, nada impede que os jogadores não contraiam coronavirus noutras situações do dia-a-dia. Até ao momento tudo indica que assim tenha sido, que o ponto de contágio tenha sido exterior à prova, uma vez que o resultado dos testes aos restantes jogadores envolvidos deu negativo. A prova foi organizada pela Associação de Xadrez de Lisboa, com o apoio da Escola Josefa de Óbidos e da Federação Portuguesa de Xadrez. A arbitragem esteve a cargo de António Coimbra que contou com os árbitros auxiliares Paulo Poeira e Ricardo Alves. De seguida ficam algumas fotos para mais tarde recordar!
0 Comments
No mesmo dia em que se festeja o aniversário da Federação Internacional do Xadrez (FIDE) - que em 2021 completa 97 anos de existência -, celebra-se também o Dia Internacional do Xadrez.
O ano passado a FIDE lançou o desafio para que neste dia, todos nós, passássemos um pouco de tempo a ensinar uma pessoa a jogar xadrez - um jovem, um adulto, um "veterano", familiar, vizinho ou mesmo desconhecido! Juntemo-nos a este desafio também! Está programado para os próximos dias 24 a 31 de Julho o Campeonato Distrital de Clássicas Individual - Absoluto e Feminino. Se o evoluir da pandemia não se alterar muito e as autoridades de saúde pública permitirem, esta importante prova do calendário desportivo do distrito de Lisboa terá lugar na Escola Básica e Secundária da Josefa de Óbidos, em Lisboa. São 7 rondas em sistema suíço no ritmo de 90'+30''. As primeiras 4 rondas realizar-se-ão no fim-de-semana de 24 e 25 de Julho, seguindo-se uma ronda na terça-feira, outra na quinta-feira e a ronda final será na manhã do sábado dia 31. As inscrições são feitas através da plataforma da FPX. Podem consultar o regulamento com a calendarização completa e mais informação sobre o Campeonato abaixo. Todos os participantes devem também conhecer o Plano de Contingência para este evento e respeitá-lo integralmente e assinar o termo de responsabilidade abaixo para poder participar.
Terminada a votação dos projectos candidatos a orçamento participativo no dia 15 de junho, conheceram-se ontem os vencedores do concurso. O projecto de instalação de mesas com tabuleiros de xadrez nos jardins e parques da cidade foi um dos vencedores com 288 votos! Esperemos agora a rápida e correcta (quadrado branco à direita de cada jogador e tabuleiro 8x8) implementação do mesmo. A AXL está ansiosa por poder tirar proveito das mesas!
Mais informação aqui. A AXPortugal organiza este verão (julho, agosto, setembro) vários cursos de xadrez dirigidos a quem não sabe jogar, ou já sabendo, queira aumentar os seus conhecimentos.
Os cursos decorrerão de 2ª a 6ª feira em vários Hotéis da zona da grande Lisboa, tentando assim levar esta possibilidade para mais perto dos potenciais interessados, garantindo todo o conforto e segurança que estas unidades podem oferecer. Com vários locais em zonas turísticas, quiçá se poderá unir o útil ao agradável, juntando férias e aprendizagem. Todos os cursos têm torneios no fim-de-semana seguinte, quase sempre no mesmo local dos cursos, permitindo assim que os formandos e outros jogadores possam praticar de uma forma mais séria. Como previsto, este domingo realizaram-se dois campeonatos distritais do calendário da AXL no Hotel Holiday Inn Lisboa-Continental. De manhã, estiverem presentes 42 jogadores em representação de 10 clubes do distrito a disputar os títulos de campeão de rápidas individual absoluto e o de feminino. À tarde, foi a vez de 14 equipas em representação de 8 clubes disputarem o título de campeão distrital de semirrápidas. Foi um dia repleto de muitos jogos e muita acção. Os árbitros da prova foram Modeste Mendes e Pedro Rego, como auxiliares, liderados por António Lopes. A Mata de Benfica é a grande vencedora deste dia pois contou com um primeiro lugar no Individual de Rápidas Absoluto, outro no Feminino e mais um nas equipas. Paul Avramescu, do referido clube, conseguiu isolar-se no primeiro lugar após as 9 rondas, cedendo apenas um empate. O título de campeão distrital fica no entanto para o 2º classificado, José Guilherme Santos, do GX Alekhine, por não ter nacionalidade portuguesa. Na terceira posição absoluta ficou Alberto Eggert, do Amadora Xadrez, ex aequo com André Pinto do Clube EDP - Lisboa, mas melhor no desempate. No feminino, Sara Monteiro, da Mata de Benfica, sagra-se campeã feminina. Em segundo lugar posicionou-se Ana Antunes, do Clube EDP - Lisboa, seguida de Cátia Poeira, da Amadora Xadrez, ambas com 4 pontos, ficando a jogadora do EDP melhor no desempate. Detalhes ronda a ronda e mais informação na página do torneio no chess-results. A tabela seguinte tem a classificação final completa. Fica também uma foto de cada pódio. No distrital de semirrápidas por equipas, o pódio é composto por 3 equipas todas com 15 pontos, conseguidos através de 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Foi necessário ir ao 3º critério de desempate para determinar o campeão. A equipa A da Mata de Benfica conseguiu 17,5 pontos de tabuleiro, mais 1,5 que o segundo classificado o Estrelas de S. João de Brito. Em terceiro, ficou a Amadora Xadrez.
A tabela seguinte mostra a classificação após as 6 rondas, seguindo-se fotografias dos dois eventos. Mais detalhes podem ser consultados na página do torneio no chess-results. |
A aXL tem um novo site
Este site já não é actualizado, serve apenas como arquivo da atividade anterior da Associação. Novo site aqui.
Arquivo
October 2021
Categorias
All
|