Terminada a votação dos projectos candidatos a orçamento participativo no dia 15 de junho, conheceram-se ontem os vencedores do concurso. O projecto de instalação de mesas com tabuleiros de xadrez nos jardins e parques da cidade foi um dos vencedores com 288 votos! Esperemos agora a rápida e correcta (quadrado branco à direita de cada jogador e tabuleiro 8x8) implementação do mesmo. A AXL está ansiosa por poder tirar proveito das mesas!
Mais informação aqui.
0 Comments
A AXPortugal organiza este verão (julho, agosto, setembro) vários cursos de xadrez dirigidos a quem não sabe jogar, ou já sabendo, queira aumentar os seus conhecimentos.
Os cursos decorrerão de 2ª a 6ª feira em vários Hotéis da zona da grande Lisboa, tentando assim levar esta possibilidade para mais perto dos potenciais interessados, garantindo todo o conforto e segurança que estas unidades podem oferecer. Com vários locais em zonas turísticas, quiçá se poderá unir o útil ao agradável, juntando férias e aprendizagem. Todos os cursos têm torneios no fim-de-semana seguinte, quase sempre no mesmo local dos cursos, permitindo assim que os formandos e outros jogadores possam praticar de uma forma mais séria. Como previsto, este domingo realizaram-se dois campeonatos distritais do calendário da AXL no Hotel Holiday Inn Lisboa-Continental. De manhã, estiverem presentes 42 jogadores em representação de 10 clubes do distrito a disputar os títulos de campeão de rápidas individual absoluto e o de feminino. À tarde, foi a vez de 14 equipas em representação de 8 clubes disputarem o título de campeão distrital de semirrápidas. Foi um dia repleto de muitos jogos e muita acção. Os árbitros da prova foram Modeste Mendes e Pedro Rego, como auxiliares, liderados por António Lopes. A Mata de Benfica é a grande vencedora deste dia pois contou com um primeiro lugar no Individual de Rápidas Absoluto, outro no Feminino e mais um nas equipas. Paul Avramescu, do referido clube, conseguiu isolar-se no primeiro lugar após as 9 rondas, cedendo apenas um empate. O título de campeão distrital fica no entanto para o 2º classificado, José Guilherme Santos, do GX Alekhine, por não ter nacionalidade portuguesa. Na terceira posição absoluta ficou Alberto Eggert, do Amadora Xadrez, ex aequo com André Pinto do Clube EDP - Lisboa, mas melhor no desempate. No feminino, Sara Monteiro, da Mata de Benfica, sagra-se campeã feminina. Em segundo lugar posicionou-se Ana Antunes, do Clube EDP - Lisboa, seguida de Cátia Poeira, da Amadora Xadrez, ambas com 4 pontos, ficando a jogadora do EDP melhor no desempate. Detalhes ronda a ronda e mais informação na página do torneio no chess-results. A tabela seguinte tem a classificação final completa. Fica também uma foto de cada pódio. No distrital de semirrápidas por equipas, o pódio é composto por 3 equipas todas com 15 pontos, conseguidos através de 4 vitórias, 1 empate e 1 derrota. Foi necessário ir ao 3º critério de desempate para determinar o campeão. A equipa A da Mata de Benfica conseguiu 17,5 pontos de tabuleiro, mais 1,5 que o segundo classificado o Estrelas de S. João de Brito. Em terceiro, ficou a Amadora Xadrez.
A tabela seguinte mostra a classificação após as 6 rondas, seguindo-se fotografias dos dois eventos. Mais detalhes podem ser consultados na página do torneio no chess-results. No próximo dia 4 de Julho está previsto realizarem-se mais dois campeonatos distritais. Se o evoluir da pandemia não se alterar muito e as autoridades de saúde pública permitirem, de manhã, teremos o Distrital de Rápidas Individual Absoluto e Feminino e, de tarde, o Distrital de Semirrápidas por Equipas. Ambos vão decorrer no Hotel Holiday Inn Lisboa - Continental, em Lisboa. O CD Rápidas Individual será decidido em sistema suíço de 9 rondas no ritmo de 3'+2''. O CD Semirrápidas por Equipas jogar-se-á com 10'+5'' em 6 rondas. Vejam o regulamento respectivo para mais informação. Fica também o Plano de Contingência para estes dois eventos, que requer a leitura e respeito integral por parte dos jogadores participantes e restantes intervenientes, bom como o termo de responsabilidade que tem de ser assinado por cada participante.
No passado sábado, dia 19 de Junho de 2021, realizou-se a última das 6 jornadas do Campeonato Distrital de Lisboa por equipas em partidas clássicas. Neste Campeonato inscreveram-se 10 equipas de 7 clubes, com a seguinte distribuição:
ADRC Mata de Benfica – 2 equipas AR Telheiras – 2 equipas AX Portugal – 2 equipas CA Campo de Ourique – 1 equipa CX Sintra – 1 equipa GC Odivelas – 1 equipa GX Alekhine – 1 equipa O Campeonato desenrolou-se em sábados consecutivos, a partir de 8/5/2021, com exceção da última ronda, que teve uma separação de 15 dias da jornada anterior. Para os clubes que apresentaram duas equipas, em várias das rondas teve que haver uma passagem de alguns encontros para os domingos imediatos, para garantir o cumprimento das regras preconizadas pela DGS, sobretudo a do distanciamento social. Houve bastante luta competitiva: basta dizer que na penúltima jornada havia uma diferença de 2 pontos entre a 1ª e a 5ª equipas, e as duas primeiras tinham a mesma pontuação. Portanto foi a ronda final que decidiu o vencedor, que tem acesso direto ao Campeonato Nacional da 3ª Divisão na próxima época: o clube campeão foi então o GC Odivelas, com 16 pontos, seguido da AX Portugal ‘B’ com 15 pontos e da ADRC Mata de Benfica ‘C’ com 14 pontos. Os resultados completos podem ser visualizados, como de costume, no ChessResults, aqui. ASSEMBLEIA GERAL ORDINÁRIA 2 de Julho, 21h00 AVISO CONVOCATÓRIO Nos termos do Art.º 14º dos Estatutos da Associação de Xadrez de Lisboa (AXL), convoca-se a Assembleia Geral para o dia 2 de Julho de 2021 às 21h00, através da plataforma Zoom, cujo link será oportunamente enviado para os clubes, com a seguinte ordem de trabalhos: Ordem de Trabalhos: Ponto prévio – Eventuais assuntos aceites pela Mesa para serem apreciados após a ordem de trabalhos Ponto 1 – Apreciação e votação do Relatório de Atividades e Contas da Gerência relativos ao ano de 2020 e respetivo parecer do Conselho Fiscal. Ponto 2 – Apreciação do gradual retomar da atividade xadrezista que se está a verificar e perspetivar outras iniciativas que se possam ou devam tomar. Caso à hora marcada não estejam presentes a maioria dos associados, a Assembleia tem início 15 minutos depois com os associados presentes. Lisboa, 19 de Junho de 2021 Pela Mesa da Assembleia Geral da Associação de Xadrez de Lisboa Domingos Massena
Sete atletas sagraram-se campeões distritais absolutos e duas femininas no campeonato distrital de clássicas individual jovens que terminou ontem no Mercado de Culturas. Foi uma boa participação, tendo em contas as circunstâncias, e o balanço é positivo, segundo a organização. Os apoios da JF de Arroios e da FPX foram fundamentais para a concretização desta prova.
Nos sub 8, é campeão distrital absoluto Pedro Lima, da ADRC Mata de Benfica, e campeã feminina, Francisca Bento, do mesmo clube, que é também 3ª classificada neste escalão. Entre estes dois jogadores, ou seja, em segundo lugar e com o mesmo número de pontos na classificação final fica Henrique Dias, do CA Campo de Ourique. Nos sub 10, Luís Wang, do CX Sintra, é o campeão distrital. Em primeiro lugar neste escalão, ficou o jogador do Cazaquistão Mansur Mukazhanov, do Académico de Torres Vedras que por não ser jogador nacional não recebe o título distrital. Com menos meio ponto do que os dois primeiros classificados, fica José Rosa, da AR Telheiras. Nos sub 12, o campeão distrital é Lucas Moldovan, da AR Telheiras. Também com 3 pontos mas pior no desempate fica Havir Adhya, do CX Sintra, em segundo lugar, seguido de Teodoro Pou, do GX Alekhine com 2,5 pontos. Vitória Coimbra, da AR Telheiras, é a campeã distrital feminina nos sub 12, com o mesmo número de pontos da jogadora chinesa Weizhi Chen, do CX Sintra, que ficou em primeiro lugar. Nos sub 14, sagra-se campeão o terceiro classificado André Gonçalves, do CA Campo de Ourique. Apesar do primeiro lugar e sem perder nenhum ponto, o russo Maksim Nalivaiko, da ADRC Mata de Benfica, não pode erguer a Taça de campeão distrital tal como o segundo classificado, o jogador chinês Xu Yangyi, do CX Sintra, por não possuírem nacionalidade portuguesa. Nos sub 16, Filipe Bártolo, do GX Alekhine, é o campeão distrital. Em 2º lugar ficou João Gama, da AR Telheiras, e em 3º Miguel Morais, da ADRC Mata de Benfica. Nos sub 18, Pedro Antunes, do Sporting CP, recebe o título de campeão distrital. Em segundo lugar, ficou Rafael Hipólito do GC Odivelas. Nos sub 20, ergue a Taça de campeão distrital o jogador da AR Telheiras, Luís Lança, ficando em segundo lugar Rudney Pereira, do CX Sintra. Seguem-se as tabelas classificativas na última ronda e algumas fotos do evento. mais duas rondas no Mercado de Culturas para decidir os jovens campeões distritais de Lisboa12/6/2021 Arrancou ontem no Mercado de Culturas em Arroios, Lisboa, o Campeonato Distrital de Clássicas Individual Jovens - Absoluto e Feminino. 42 jovens de 7 escalões agrupados em 3 torneios distintos - sub 8 e sub 10, sub 12 e sub 14, sub 16, sub 18 e sub 20, disputam entre si o título de campeão distrital neste fim-de-semana de 11 a 13 de Junho. Poucas jogadoras estão presentes para disputar o título feminino. São 5 rondas de jogos de 90 minutos para cada jogador com 30 segundos de incremento por jogada. Esperavam-se jogos de maior qualidade técnica e os jovens não têm decepcionado. O erro ocasional é normal principalmente nos mais novos, que estão a dar os primeiros passos no xadrez, alguns dos quais a fazer o seu primeiro torneio!
Esta prova do calendário oficial teve o apoio da Junta de Freguesia de Arroios, através da cedência do excelente espaço de jogo, o Mercado de Culturas. Os vogais José Eduardo Matos e António Serzedelo aceitaram o convite da organização e honraram a abertura do Campeonato com a sua presença. O apoio da Federação Portuguesa de Xadrez foi também imprescindível para levar a cabo o Campeonato Distrital de Jovens. Três pontos já foram disputados, 1 na sexta-feira e dois no dia de hoje e as tabelas classificativas abaixo mostram que ainda nada está decidido. Seguem-se algumas fotografias do evento para mais tarde recordar. Está a votação no Orçamento Participativo de Lisboa 2021 um projecto de instalação de mesas com tabuleiros de xadrez nos jardins e parques da cidade a votos no orçamento participativo de Lisboa deste ano.
Com a descrição «jogar xadrez em jardins e parques é comum desde há décadas em cidades como Nova Iorque, Moscovo, Londres, entre outras. Imagens de jogadores nestes parques tornaram-se icónicas e demonstram o fascínio que esta modalidade exerce sobre as pessoas.» O objectivo do projecto #55 é «fomentar esta prática em Lisboa e proporcionar aos lisboetas uma nova maneira de desfrutarem os jardins e parques da nossa cidade» através da «instalação de cerca de 30 mesas de xadrez em jardins e parques pela cidade preferencialmente próximos de escolas, para promover a prática entre as crianças e os jovens. Complementarmente, propõe-se o estabelecimento de parcerias com quiosques, cafés ou outras entidades na vizinhança das mesas de xadrez, para estes terem disponíveis conjuntos de peças e relógios para serem requisitados por quem desejasse nelas jogar.» Podem votar no projecto aqui até 15 de Junho. O Campeonato Distrital de Clássicas para Jovens Individual - Absoluto e Feminino está marcado já para o próximo fim-de-semana de 11 a 13 de Junho! Será realizado no Mercado de Culturas em Arroios e conta com o apoio da Junta de Freguesia de Arroios. Apesar da proximidade da prova, a Direcção da AXL conta com uma boa participação nesta que será a primeira prova de clássicas para jovens em mais de um ano em Lisboa. É, portanto, uma excelente oportunidade para praticar e pôr à prova os conhecimentos adquiridos no último ano. Participem e dêem o vosso melhor!
|
A aXL tem um novo site
Este site já não é actualizado, serve apenas como arquivo da atividade anterior da Associação. Novo site aqui.
Arquivo
October 2021
Categorias
All
|