por António Curado, Maio de 1999
A 30 de Novembro de 1979, a República do Mali emitiu uma série de selos sobre Grandes Mestres de Xadrez. O selo de 200 F foi sobre Schlage, ilustre desconhecido dos grandes meios escaquísticos e provavelmente um jogador de segunda categoria, pois desconhece-se qualquer torneio em que figurasse em 1º ou 2º lugar. O selo de 200 F da República do Mali representa na realidade um jogador alemão de segundo plano de nome Willi Schlage (1888-1940). E a pergunta que se coloca é: porquê? Que de importante fez, para que se tornasse famoso e digno de aparecer num selo do Mali? Aparentemente nada, pois das vezes que disputou alguns torneios a sua classificação foi quase sempre mais próxima do fundo da tabela que do cimo e o seu melhor resultado foi um 3º lugar no campeonato alemão de 1921, mas o realizador do filme 2001 - Odisseia no Espaço, Stanley Kubrick, recentemente falecido, imortalizou-o ao escolher uma das suas partidas para figurar no filme. Essa partida jogada, segundo Irving Chernev no livro “The 1000 Best Short Games of Chess”, em Hamburg em 1910 e, numa base de dados da ChessBase, em Chicago, EUA, em 1910, foi adaptada ao filme na sequência em que o supercomputador de bordo HAL 9000 desafia o astronauta, Frank Poole, para uma partida de xadrez, enquanto vão de viagem para Júpiter. Stanley Kubrick escolheu com segundas intenções a partida de Willi Schlage assim como o nome do supercomputador, HAL, ao colocar o supercomputador a ganhar de pretas, com a intenção de demonstrar que este é imbatível. “Schlagen” em alemão significa tal como em inglês “to beat”, derrotar ou esmagar: “Ich schlage dich”, ou “I beat you”. Tem ou não algo de curioso, o ter sido escolhida uma partida de Schlage para o filme 2001 - Odisseia no Espaço? E ter ficado na História do xadrez e ser um jogador do meio da tabela? E ter sido escolhido o nome de HAL para o supercomputador? Basta seguir as letras do alfabeto para encontrar a chave: HAL (+1=IBM)!
0 Comments
Portugal é um dos 192 países participantes na Expo 2020 Dubai, numa participação que pretende ser um importante contributo para posicionar o País no mundo, reforçar a sua identidade e consolidar a sua atratividade.
Sob o lema Connecting Minds, Creating the Future, a Expo 2020 Dubai incentiva a colaboração entre países no sentido de partilharem experiências de desenvolvimento, inovação e de educação. No âmbito da sua presença na Expo, o Pavilhão da Espanha na Expo Dubai 2020 convida as escolas de xadrez de todos os países membros a participarem num Torneio Mundial Online que visa ampliar a consciência do potencial do xadrez como uma ferramenta educacional fundamental e destacar a importância da sua linguagem comum, permitindo uma comunicação universal que se sobrepõe aos países, raça, idioma, religião, idade ou sexo. A campanha prolonga-se até ao dia 12 de novembro e ambiciona ter contributos globais provenientes dos vários países participantes na Expo. Para mais indicações sobre como participar: https://www.accioncultural.es/en/ExpoSpain2020-chess; [email protected]
Recuperamos mais um excelente artigo de António Curado, desta vez da relação cinema-xadrez para celebrar a carreira do recém-falecido Sean Connery.
Um filme, uma partida de xadrez From Russia with Love (1963) por António Curado, Agosto de 1999 Com o titulo em português de 007 – Ordem Para Matar, o filme de Terence Young com o agente secreto James Bond (Sean Connery), criação de Ian Fleming, tem como acção principal o plano elaborado por um jogador de xadrez checoslovaco (Vladek Sheybal), agente secreto ao serviço da poderosa rede internacional Spectre, que analisando todas as variantes possíveis como num jogo de xadrez, espera apoderar-se de um descodificador ultra-secreto e ao mesmo tempo pôr os Serviços Secretos Russos contra os Serviços Secretos Ingleses. As primeiras imagens do filme apresentam a final de um Campeonato Internacional de Grandes Mestres a ser disputado em Veneza, com o resultado já em 11,5/11,5 e os lances finais de um jogo de xadrez que darão a vitória ao jogador checoslovaco, Kronsteen, contra um jogador canadiano de nome Mac Adams. A partida escolhida para figurar no filme decorreu em Leninegrado, entre Boris Spassky e David Bronstein em 1960, durante o 27º campeonato da URSS e foi premiada com o 1º prémio de beleza do torneio. |
A aXL tem um novo site
Este site já não é actualizado, serve apenas como arquivo da atividade anterior da Associação. Novo site aqui.
Arquivo
October 2021
Categorias
All
|